AF-100 homenageia o legado do Air Force 1 White

Spread the love

Fechando as celebrações do 35º aniversário do Air Force 1, a Nike se uniu a visionários de todo o mundo numa reinterpretação da paleta de cor mais icônica do modelo: o white-white. Al Baik, chefe de design e diretor criativo sênior da Nike Sportswear, foi quem começou o projeto:

“Nenhum outro tênis criou uma relação tão estreita entre esporte, música, moda, arte, as ruas e as cidades. O Air Force 1 mais presente em todos os lugares é o white-white. Neste 35º aniversário, escolhemos trabalhar com parceiros que estão transformando a cultura das próximas gerações. Pedimos que eles trabalhassem em cima da estética white-white. As instruções falavam num visual clássico, que permitisse reconhecer a lendária silhueta do Air Force 1 e tivesse uma relação com a história pessoal de cada criador e das áreas artísticas representadas por eles”.

A equipe convidada a dar novas visões para este ícone foi formada por: Don C, Kareem “Biggs” Burke, Errolson Hugh, Travis Scott e Virgil Abloh. Confira a seguir os conceitos bolados por cada um deles – e descubra como os projetos se transformaram em realidade com a ajuda da Nike.

Air Force 1 ’07 Roc-A-Fella, por Kareem “Biggs” Burke (Lançamento 13/12/2017)
Kareem “Biggs” Burke: “Este é o momento perfeito para comemorar o 35º aniversário do Air Force 1, porque estamos encerrando as celebrações pelos 20 anos da [gravadora] Roc-A-Fella. Quem pensa na Roc-A-Fella logo lembra da nossa logomarca. E quem pensa em sneakers pensa na família Air Force 1. Ver o nosso logo estampado no Air Force 1 é extremamente especial. O Air Force 1 tem a mesma essência que a Roc-A-Fella. O logotipo tem um significado importante para nós. É como se ele estivesse gravado no nosso coração. É muito mais do que um símbolo: ele representa as coisas nas quais acreditamos, lealdade, integridade, relacionamentos, amizade e a nosso sentimento de irmandade.

A equipe de Baik ficou super animada com o relançamento do Air Force 1 ’07 Roc-A-Fella: “Este modelo é um clássico da cultura sneaker. Ele representa um tributo às raízes nova-iorquinas do Air Force 1. O design é especialmente inspirado no OG”.

 


 

Air Force 1 Hi Just Don, por Don “Don C” Crawley (Lançamento 14/12/2017)
Don “Don C” Crawley: “Eu sabia que queria trabalhar com couro premium e misturar materiais e tecidos da mais alta qualidade. E foi justamente isso que fizemos. Trouxemos detalhes do Air Force 2 e Air Force 3, e fiquei feliz porque a Nike me deu liberdade para ousar.

Estamos falando do Air Force 1. Ele é o OG, o pai de todos, o tênis que deu início a toda a história. Acredito na importância da família. Ela nos apoia em qualquer situação. Mas família não necessariamente quer dizer laços de sangue: são pessoas que queremos ter por perto, que respeitamos, que cuidam da gente. Por isso, meu projeto foi prestar uma homenagem a esse modelo lendário, para que os jovens realmente entendam a importância de ficar junto da família”.

Como a equipe de Baik concretizou a visão de Don C: “Trabalhamos juntos para decidir quais elementos dos Air Force 1, 2 e 3 seriam incorporados ao novo tênis. A lateral do calçado inspira-se no Air Force 2, e o calcanhar vem do Air Force 3. Todos os elementos se unem com harmonia, preservando a essência do visual clássico do Air Force 1. Don C é apaixonado por tênis e pela cultura do basquete. Ele tinha a intenção de dar um aspecto premium ao design, e isso se traduz nas extremidades e nos toques dourados”.

 


 

Air Force 1 Low “Travis Scott”, por Travis Scott (Lançamento 15/12/2017)
Travis Scott: “Encarei o processo de fazer este tênis da mesma forma com que produzo um disco. Quis que ele falasse um pouco sobre mim. Quis dar o tom de loucura dos meus shows. Sou o rap com acidez”.

Baik fala sobre como o artista está representado no Air Force 1 Low Travis Scott: “No nosso primeiro encontro com Travis, ele foi logo dizendo: ‘Sou o rap com acidez’. Foi a senha para pegarmos este clássico e virá-lo de cabeça pra baixo. Usamos um material que faz as junções de diferentes partes do tênis refletirem a luz, em múltiplos tons de cor. Num primeiro olhar, o calçado parece ter uma única cor, mas a cada ângulo percebemos todas as camadas de profundidade visual do modelo. O look fica completo com um Swoosh feito de Velcro, em três versões diferentes. Os apliques customizáveis são inspirados nos grafismos da gravadora de Travis, e a placa sobre o cadarço também representa o artista”.

 


 

Lunar Force 1/Acronym ’17, por Errolson Hugh (Lançamento 16/12/2017)
Errolson Hugh: “Quando a Nike nos procurou para retrabalhar o Lunar Force 1, a primeira pergunta que nos fizemos foi: ‘Por que fazer isso?’ Será que realmente temos alguma nova contribuição a dar, algo que a Nike ainda não tenha feito?’ No final das contas, decidimos que nossa estratégia seria a mesma que usamos para as roupas: encarar um problema, ou um aspecto de funcionalidade, e procurar uma forma de resolvê-lo”.

Baik fala sobre a importância do Lunar Force 1/Acronym ’17: “Errolson decidiu pensar na funcionalidade do tênis e levar o design a um novo patamar. Ele preservou o inconfundível visual white-white e deu um gigantesco passo à frente com sua interpretação”.