Nike apresenta o Air Sock Racer Ultra Flyknit

Spread the love

O Nike Air Sock Racer foi lançado em 1986 para ser um tênis de maratona. Sem cadarços, o modelo era uma peça inegavelmente à frente de seu tempo: abriu caminho para outras inovações da Nike que causariam impactos muito além do mundo da corrida. O cabedal de malha flexível e elástica, com duas tiras para firmar os pés, foi uma prévia da tecnologia Flyknit. Já o molde que se ajusta à anatomia antecipou o que viria a ser o Nike Free. Naquela época, os calçados costumavam ser de nylon, camurça e borracha e por isso o Sock Racer era bem esquisitão – no bom sentido.

Sem abrir mão de conforto e desempenho, o designer Bruce Kilgore aliou a sola de espuma de poliuretano a um air bag que perpassava toda a entressola. Ele decidiu criar uma paleta de cores ousadas, com tons de preto e amarelo. Somada à publicidade inovadora criada para o tênis, essa paleta garantiu ao Sock Racer uma importância cultural. As propagandas traziam slogans como “Still Crazy After All These Years”, numa referência à famosa canção da dupla Simon & Garfunkel. Os consumidores receberam meias promocionais pretas e amarelas, as chamadas “Bee Socks” – numa referência às cores das abelhas, além de camisetas que mostravam o Sock Racer se transformando num atleta de corrida. Em 2014, o tênis ganhou uma versão HTM como parte do pacote “Genealogy of Free” – e firmou-se na condição de precursor da tecnologia Nike Free.

Agora, o Nike Air Sock Racer Ultra Flyknit dos dias de hoje traz as inovações do modelo original para o tempo presente. Pela primeira vez, o cabedal conta com material Nike Flyknit – o que garante mais ventilação, caimento aprimorado e a inconfundível capacidade de mudar de cor. Ele preserva as duas tiras de ajuste um pouquinho mais grossas: uma impede que os pés avancem para a frente do tênis, enquanto outra garante sustentação nas regiões intermediária e lateral. A sola externa Nike Ultra é ainda mais leve, e conta com tooling feito de espuma de dupla densidade. O NikeLab Air Sock Racer Ultra Flyknit traz ainda um Swoosh na parte dianteira, com tiras de couro e um contraforte moldado ao calcanhar. O modelo estará disponível a partir de 27 de abril em nike.com.  PeeJay