THBR Design – escritórios da Airbnb em Dublin

Spread the love

A Airbnb tem o prazer de apresentar a sua nova sede internacional em Dublin, “The Warehouse”, que foi concebida em colaboração com a heneghan peng Architects de Dublin. O novo espaço foi projetado para cultivar a colaboração, interação e um senso de comunidade. Esta é a primeira vez que a Airbnb pré-determinou o layout arquitetônico de um espaço interior. O Warehouse havia caído em mau estado antes que a Airbnb reinventasse todo o espaço projetando elementos estruturais distintos, incluindo uma escadaria em cascata. O Warehouse é também o primeiro modelo de campus urbano da Airbnb, que se tornará mais prevalente nos escritórios da marca no futuro.

O retorno dos funcionários sobre o design do escritório da Airbnb em Portland destacou que a visibilidade dos funcionários era um desafio para as equipes de gestão, em parte devido aos espaços variados no escritório que não estão todos na mesma linha de visão. Em resposta a isso, a equipe de ambientes da Airbnb incorporou um conceito de “vizinhança” que ainda refletia o ethos “Belong Anywhere” da Airbnb com uma escolha de espaços de trabalho e configurações, mas permitiu que as equipes se reunissem em uma base dedicada para incentivar a colaboração.

O Warehouse é dividido em espaços de trabalho primários e secundários. Os espaços de trabalho principais consistem de 29 “bairros” com componentes idênticos, para até 14 pessoas cada. Cada bairro é composto de uma grande mesa, personal storage, um ou dois sit stands e um lounge. Balcões individuais foram substituídos por uma grande mesa central comum que facilita a partilha de uma forma que as mesas individuais não podem. Os bairros também incluem mobiliário personalizados por fabricantes locais, incluindo tabelas por Burke Joinery.

Os espaços de trabalho secundário incluem a “Agora”, a área da cozinha e as salas de reuniões. A escadaria central constitui o principal ponto de foco do escritório. A conexão “Agora” liga o primeiro andar para o porão, unificando os vários andares. A escadaria serve para múltiplos propósitos, desde um grande espaço de conferências e espaço para eventos da comunidade para até 400 pessoas até um ambiente de estilo lounge. O design de interiores de cada sala de reuniões é inspirado nas listagens Airbnb existentes em todo o mundo para permitir aos funcionários viajarem ao longo do dia. Influências de design foram tomadas de Portugal, Grécia, Romênia, Japão, Suécia, Marrocos e França.

Como parte da estratégia global de design de escritório global da Airbnb, a The Environments Team envolveu os funcionários locais em um programa Employee Design Experience (EDX) para ajudar a adicionar os toques finais às salas de reuniões. Isto incluiu uma réplica personalizada de uma tabela de jantar de uma lista romena e de uma decoração autentica de uma lista em Montpellier, France. O programa EDX permitiu que aos funcionários reinterpretar componentes de design de listagens Airbnb para as salas de reuniões, bem como ilustrar elementos da identidade local de Dublin. A variedade de configurações de trabalho dentro de bairros e espaços de obras secundárias incentiva saudável movimento ergonômico, socialização aumentada e engajamento.

A equipe de ambientes, liderada por Aaron Taylor Harvey e Rachael Yu, trabalhou em colaboração com a heneghan peng Architects para implementar o conceito de bairro e componentes para o espaço. O ethos da Airbnb apoia o empreendedorismo local e promove o relacionamento com empresas e empresas locais. Isso é destacado na escolha da Airbnb de colaborar pela segunda vez com os arquitetos de Dublin, que se associou à Airbnb em 2014 para projetar o primeiro escritório de Dublin no Edifício Watermarque.

Rebecca Ruggles, da Equipe de Meio Ambiente, explicou que “The Warehouse” era uma rara oportunidade para a nossa equipe começar do zero e desenvolver ainda mais a filosofia de trabalho “Belong Anywhere” que torna a Airbnb única. A combinação de bairros com a conexão visual e física através do átrio fornece apenas o equilíbrio certo de privacidade e socialização. “Rebecca passou a dizer que os funcionários da Airbnb local tiveram grande orgulho em acrescentar os toques finais para o projeto das salas de reuniões. Juntos, nós pensamos em maneiras de realmente transportar as pessoas como eles caminham pela porta. Por exemplo, se você está tendo um dia estressante, andando em Mykonos e sentando-se sob a pérgola com bougainvillea pendurado em torno de você, pode realmente se sentir como uma viagem para a ilha e ajudar a resolver a sua mente”.

Aaron Taylor Harvey, Chefe da Environments Team, acrescentou que “a Environments Team da Airbnb acredita que os encontros não planejados que abrem novas avenidas de exploração criativa, é algo que somente o espaço de trabalho físico pode ativar. Mas a nossa ambição tem sido frequentemente moderada por restrições de uma estrutura existente que não pode ser alterada. Foi com o Dublin Warehouse que finalmente tivemos a oportunidade de provocar o nível de interação e crosstalk que sempre imaginamos. Que possamos ativar completamente a dinâmica social produtiva nesta população de funcionários excepcionalmente energética”.

Sobre a colaboração, o co-fundador da heneghan peng Architects, Shih-Fu Peng declarou: “Trabalhar com a Airbnb para projetar The Warehouse tem sido uma viagem fantástica. Após a nossa colaboração no Edifício Watermarque em Dublin, foi uma honra continuar este trabalho para criar um espaço de trabalho produtivo de partilha e interatividade com o conceito de ‘vizinhança’ da Airbnb”.

O “The Warehouse”, o novo escritório de 4.000 metros quadrados em Hanover Quay, em Dublin, abrigaa mais de 400 funcionários, cobrindo uma série de equipes do atendimento ao cliente até departamentos jurídicos. O escritório anterior “The Watermarque Building” continua funcionando. O “The Warehouse” foi concluído em abril de 2016.  PeeJay