Nike lança Air Max Flyknit, o mais leve de todos os tempos

Spread the love

Depois de quase três décadas que o Air Max 1 apresentou, pela primeira vez, a cápsula de ar visível, o ícone da cultura sneaker atinge um novo marco: ele se une à transformadora tecnologia Flyknit para criar o Nike Air Max 1 Ultra Flyknit.

Aperfeiçoado após experiências com vários protótipos, comandadas por Ben Yun – designer chefe do projeto, o tênis traz uma estrutura Flyknit mais maleável na região dos dedos e da língua, para garantir ventilação. Já no calcanhar, a construção mais firme melhora a sustentação. Uma faixa vermelha sem costuras, logo acima da entressola, estabelece um elo com o Air Max 1 original. E o ultra tooling leve e flexível garante ainda mais conforto.

Confira abaixo o vídeo de Lucas Penido falando sobre Nike Air Max 1 Ultra Flyknit, mais imagens e ao final uma entrevista com Tinker Hatfield sobre o modelo. O Nike Air Max 1 Ultra Flyknit está em lojas selecionadas Nike Sportswear e em nike.com.  PeeJay

 

Entrevista com Tinker Hatfield sobre o AM1 Ultra Flyknit

Pergunta: Tinker, o que você acha do novo Air Max 1 Ultra Flyknit e da ideia de reinventar uma lenda criada por você mesmo em 1987? 

TINKER: Eu tenho uma grande afinidade com o Air Max, mas é muito divertido e impressionante ver as jovens equipes de Design & Desenvolvimento trabalharem no modelo. O setor de Inovação em Design está avançando em ritmo acelerado por aqui, e o Flyknit é um ótimo exemplo disso. O tênis está cada vez mais leve, com zonas de alto desempenho. Eu jamais poderia imaginar que chegaríamos a esse grau de evolução.

Entrevista com Bem Yun sobre o AM1 Ultra Flyknit 

PERGUNTA: Vamos voltar ao início do projeto do Air Max 1. Você pode falar um pouco sobre as primeiras conversas que teve com a Nike e sobre as ideias vieram à sua cabeça?

BEN YUN: As informações que recebi da Nike eram simples: eles queriam o tênis mais leve e confortável possível. O principal objetivo era absorver as linhas do design original do Air Max 1 e usar a tecnologia Flyknit, para que o tênis caísse como uma luva nos pés. O processo foi difícil. No começo, fizemos diversos esboços para chegar a um formato que funcionasse com o material Flyknit e, ao mesmo tempo, com a estrutura do Air Max 1. Nos meus croquis originais, o design trazia uma combinação de texturas leves e pesadas, para ajudar a dar forma ao calçado – assim como um pulôver de tricô ganha forma com a união de texturas pesadas e leves. Se você olhar para o tênis com atenção, vai perceber perfurações estratégicas na trama, para garantir que ele seja leve e permita a ventilação.

PERGUNTA: Você pode contar como chegou à ideia de fazer a fusão com o Flyknit? Por que você achou que essa era a melhor opção para o design?

BEN YUN: O maior desafio foi descobrir como chegar às linhas de design que são parte indissociável da silhueta do Air Max 1. De longe, já é possível perceber imediatamente o contraste entre as cores do swoosh e do resto do Air Max 1. Os fãs do tênis reconhecem esse design na hora, e queríamos criar esse mesmo efeito no novo modelo. Para chegar às linhas exatas, criamos uma sobreposição. Para mim, isso foi super legal: retomar um design artesanal, criando uma textura e uma sensação únicas.

PERGUNTA: Falando sobre o cabedal: como você chegou a essa estrutura?

BEN YUN: A estrutura do Air Max 1 é reforçada pelo design hyper-fuse do cabedal. Considerando a maciez e a flexibilidade do Flyknit, decidimos reforçá-lo com o hyper-fuse, para dar sustentação ao formato do calçado.

PERGUNTA: Esta é a primeira vez que a Nike aplica o ultra-sole ao Air Max 1. Você pode falar um pouco mais sobre isso?

BEN YUN: Minha primeira ideia foi usar o tooling original do Air Max 1 e brincar com ele, deixá-lo ainda mais flexível e leve, descartando todo o material que não fosse estritamente necessário. Isso significava retirar toda a borracha e expor os air bags. Com o ultra tooling, conseguimos avançar ainda mais na redução do peso e na flexibilidade do tênis.

PERGUNTA: Você pode falar sobre a complexidade de áreas específicas do Flyknit?

BEN YUN: A silhueta do Air Max 1 é muito simples. Queríamos que a nova versão com Flyknit também fosse simples, respeitando o original. Nosso objetivo era ter uma única estrutura. O Flyknit é um material complexo, extremamente fino. É preciso deixar a trama mais unida ou mais frouxa em diferentes áreas do calçado, para que ele se adapte aos pés e reproduza o formato do Air Max 1 original. Em algumas partes do tênis a trama é mais firme, menos flexível, de modo a garantir a firmeza da estrutura. Em outras, é mais solta, ventilada, e de certa forma cria uma embalagem com esse material. Na verdade, as partes mais frouxas do cabedal são as que garantem a leveza e a ventilação do modelo. Essa característica leve e ventilada do Flyknit faz com que o Air Max 1 seja perfeito para o dia-a-dia.

PERGUNTA: O Air Max 1 é um modelo lendário. Você sentiu algum tipo de responsabilidade diante da tarefa de registrar os detalhes do design original?

BEN YUN: Hoje em dia, temos muita tecnologia, programas de design, máquinas que criam os produtos exatamente como nós os imaginamos. Ainda assim, o processo de construção da trama ainda exige um trabalho cuidadoso, para que o Flyknit possa ser usado de novas formas. Uma vez que a trama é feita individualmente para cada tênis, é difícil garantir que todos os pares sejam idênticos. Quando se trabalha com novos materiais, é preciso ter muita delicadeza.

PERGUNTA: O Air Max 95 e o Air Max 1 são modelos icônicos da Nike. Quando você foi chamado para esse projeto, tinha algum objetivo específico para o novo tênis? Você disse que um dos pedidos era fazer o tênis mais leve possível, e você conseguiu. Mas havia algum outro desejo da sua parte?

BEN YUN: Foi uma tremenda responsabilidade. Ao mesmo tempo, é um grande privilégio trabalhar nesse tênis. Passei uma grande parte da minha carreira trabalhando com esse ícone. A possibilidade de usar o Flyknit no Air Max 1 abriu muitas portas em relação ao caimento, e essa era uma das minhas áreas de interesse. Acho que a grande conquista do meu trabalho foi transformar o caimento do original – mantendo, ao mesmo tempo, o design e a silhueta pelos quais ele é tão conhecido.

PERGUNTA: Como você apresentaria o novo Air Max 1 Ultra Flyknit a um fã ardoroso da linha Air Max?

BEN YUN: Em primeiro lugar, vale dizer que este é o modelo mais confortável e leve da história da família Air Max. A gente mal percebe que tem alguma coisa nos pés. Em segundo, a sensação é a mesma de usar uma camiseta ou um casaco de moletom: ele realmente se adapta à nossa anatomia. Finalmente, queríamos eliminar materiais e elementos desnecessários de design. O objetivo era honrar o espírito do original: nenhuma distração, por dentro ou por fora. Queríamos prestar uma homenagem ao conforto e ao design do Air Max 1, deixando-o ainda mais simples. A ideia é que nada interfira nos fundamentos básicos desse tênis.